Busca por tecnologia cresce entre pessoas acima dos 60 anos

Busca por tecnologia cresce entre pessoas acima dos 60 anos

Ainda que tenha um movimento tímido se comparado ao Dia das Mães e Natal, o Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, tem ganhado cada vez mais holofote no comércio brasileiro. A data, aliás, mostra um cenário em constante atualização quando o tema é terceira idade e como a geração acima dos 60 anos tem mudado os hábitos de consumo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, nos últimos anos houve forte avanço do número de idosos com acesso à internet: o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021.

Entre os idosos conectados, a principal motivação é se informar sobre economia, política, esportes e outros assuntos (64%). Também utilizam a web para manter o contato com outras pessoas (61%) e buscar informações sobre produtos e serviços (54%). O principal meio de acesso é o smartphone, citado por 84% dos idosos que usam a internet, um crescimento de 8 pontos percentuais em relação à 2018, enquanto 37% usam notebook e 36% computador desktop.

O comércio atesta os dados. Gestor na América Phone, no Shopping 3 Américas, Christhian Magalhães Feitosa destaca que o público acima dos 60 anos só aumenta. “Estamos há 5 anos no 3 Américas e é perceptível como este público tem comprado mais. Grande parte busca com os aparelhos mais tecnológicos a facilidade de comunicação com outras pessoas, como filhos por meio de videochamada, além de uma interação simples entre outros países. Isso sem contar a melhor viabilidade pra vida financeira, principalmente neste momento em que vivemos de pandemia, onde ir ao banco se tornou pra alguns idosos algo extremamente inviável”, disse.

Para a gerente administrativa e financeira da F Cell, também no Shopping 3 Américas, Karla Cristina de Melo Rosa Fregnani, a geração acima dos 60 anos está cada vez mais “rejuvenescida”. “Eles estão buscando acompanhar as últimas tendências e lançamentos. Além disso, com a pandemia, a busca por smartphone por esse grupo de cliente cresceu muito. Com isolamento social, o celular virou para muitos o único meio de comunicação com os seus.

Mas, se a idade não é impeditivo da vontade de acessar à tecnologia, às vezes as atualizações rápidas dos diferentes sistemas de cada aparelho podem ser. Por isso, as lojas têm um cuidado mais especial.

“Sempre fomos atentos e observamos que os idosos eram um grupo em crescimento dentro da nossa marca e nos especializamos para atendê-los. Eles são sim diferenciados e merecem todo carinho e atenção. Apesar de não terem nascido nessa era da tecnologia, são muito interessados e buscam estar sempre antenados. Nossos colaboradores são treinados para atender com toda dedicação este público e percebemos que eles se sentem à vontade para vir até a F Cell”, destaca Karla.

Sobre futuro, as lojas de tecnologia, inclusive, apostam em um cenário positivo. “A busca da chamada terceira idade por itens tecnológicos só tende a aumentar a cada ano. Eles não querem apenas um smartphone, tablete ou relógio, mas também querem itens tão modernos quanto para acompanhar os aparelhos, como fones diferenciados e caixas de som sem fio. São novos tempos e eles entendem e acompanham as mudanças. Claro, no ritmo deles”, pontuou Christhian Magalhães Feitosa, da América Phone.

Mais informações – Para saber mais sobre a América Phone e a F Cell, acesse: http://www.shopping3americas.com.br/categoria/america-phone/ e http://www.shopping3americas.com.br/categoria/fcell-celular/.

Shopping 3 américas – Para mais informações sobre lojas, serviços e horários do mall, confira sempre as redes sociais oficiais do Shopping 3 Américas, bem como o site: https://www.instagram.com/shopping3americas, www.facebook.com/shopping3americas e https://www.youtube.com/user/ShoppingTresAmericas.

 

2021-07-27T11:26:21-04:00 27 de julho de 2021|Blog|Comentários desativados em Busca por tecnologia cresce entre pessoas acima dos 60 anos